Sem dúvida, o nome Camomila deve ser familiar para você! Natural e repleta de benefícios, a Camomila, de nome científico Matricaria chamomilla, é uma planta da família Asteraceae, de origem europeia, encontrada também em algumas regiões da Ásia e em países latino-americanos, como no Brasil – onde possui valor medicinal e cultural.
Leia este artigo até o final para conhecer melhor essa planta, seus benefícios e como é possível utilizá-la.
SAIBA MAIS SOBRE A FAMOSA CAMOMILA
A planta possui pequenas flores brancas inconfundíveis, com o centro amarelo. Suas folhas são bem recortadas e a planta pode chegar a até 50 cm de altura.
O chá de camomila é uma das formas mais comuns de aproveitar seus benefícios, sobretudo seu excelente efeito calmante.
No Brasil, além de ser valorizada por seus efeitos positivos para a saúde, a Camomila é vista, segundo o folclore nacional, como uma planta símbolo de prosperidade e capaz de afastar a inveja.
BENEFÍCIOS DA CAMOMILA
Essa planta é consumida desde a antiguidade por conter substâncias ansiolíticas, calmantes, indutores do sono, antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo valorizada até hoje para diversas finalidades terapêuticas, fazendo parte inclusive da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). Confira os principais benefícios da Camomila a seguir:
– ACALMA E FAVORECE O SONO
A Camomila contém compostos como a glicenia e o flavonoide apigenina, os quais produzem efeitos calmantes, relaxantes e ansiolíticos, sendo úteis para ajudar na indução ao sono e controlar os sintomas relacionados à ansiedade e depressão, e suas consequências negativas para a qualidade de vida.
– FUNCIONA COMO UM RELAXANTE MUSCULAR E ANTIESPASMÓDICO
As substâncias dessa planta reduzem as contrações musculares involuntárias, como espasmos intestinais e uterinos, controlando cólicas abdominais e menstruais. De forma indireta, especialistas indicam que o consumo da planta também está associado ao controle da hipertensão.
– É UM PODEROSO ANTIOXIDANTE
A Camomila é rica em flavonoides, vitaminas, magnésio e zinco, e atua como um excelente antioxidante capaz de varrer os radicais livres, auxiliar na prevenção de doenças e até mesmo ajudar na proteção das células contra algumas alterações cancerígenas.
– EVITA QUE VOCÊ “COMA AS EMOÇÕES”
Pelo fato de ajudar no controle da ansiedade, essa planta também pode evitar os episódios de compulsão alimentar ligados a estados emocionais, o que ajuda na manutenção de uma dieta equilibrada e, indiretamente, favorece o emagrecimento.
– É BOA PARA A PELE
Especialmente o chá de Camomila, utilizado diretamente sobre a pele, pode funcionar como um ótimo hidratante e tonificante, além de contar com excelente ação vasoconstritora, capaz de amenizar as incômodas olheiras. É um ótimo jeito natural de melhorar o aspecto da pele antes daquele evento especial.
COMO USAR A CAMOMILA
Como vimos, é muito comum o consumo dessa planta em forma de chá, no entanto, ela também pode ser encontrada manipulada em cápsulas, o que garante um tratamento com dosagens mais concentradas e precisas. Para saber qual é a melhor opção em seu caso específico, converse com um profissional de saúde habilitado.
Para fazer o chá é bem simples: Ferva 200ml de água, desligue o fogo, adicione 1 colher de sobremesa da erva seca, deixe o recipiente tampado cinco minutos em infusão, coe e beba ainda quente.
No caso de optar pela Camomila em cápsulas, é importante buscar uma farmácia que garanta a qualidade e segurança de seus manipulados.
Convidamos você a conhecer a Alquimia – Manipulação e Homeopatia – referência em qualidade, desde 1998. Envie a sua receita para nós.
CONTRAINDICAÇÕES
A Camomila é segura para a grande maioria dos públicos, não devendo ser consumida somente nos casos de gestação, ou alergia. Em geral, a alergia é mais comum nos casos de pessoas que já apresentem alergia às plantas da família das margaridas, como a ambrósia e os crisântemos. Na dúvida, não deixe de conversar com seu nutricionista, médico ou profissional de saúde habilitado.
Fontes consultadas: Portal Globo – Eu Atleta Nutrição | MinhaSaúde Proteste | VivaBem uol.