Os Florais de Bach são essências florais desenvolvidas pelo Dr. Edward Bach, visando a restauração e o equilíbrio das emoções do paciente, complementando os tratamentos médicos e influenciando positivamente o curso de uma doença.
Enquanto médico, o Dr. Edward Bach observava como seus pacientes reagiam às doenças, e como essa reação influenciava os tratamentos. O mesmo tratamento promovia efeitos diferentes em cada pessoa, demonstrando a importância do equilíbrio emocional sobre o físico. Em 1919 iniciou seus trabalhos como patologista e bacteriologista, e apesar de ser respeitado na profissão, decidiu atender a um chamado interior e abandonar as suas atividades, indo em busca de novos remédios.
Foi em 1930 e 1934 que ele descobriu 38 florais, criando uma “nova medicina” e deixando registrados seus fundamentos. Dr. Edward Bach faleceu em 1936, mas seu trabalho perpetua até hoje.
Entenda a filosofia do Dr. Edward Bach
Sua filosofia se baseava na simplicidade, o que refletiu em sua obra final – remédios que podem trazer alívio, contribuindo para o aumento da harmonia e da paz, visando sempre o tratamento da pessoa, e não da doença em si.
Confira algumas passagens extraídas dos livros “Os Doze Curadores” e “Heal Thyself”, disponíveis no portal do Instituto de Bach:
Sobre a importância da simplicidade – “Este sistema de tratamento é o mais perfeito que foi dado à Humanidade, dentro de nossa memória viva. Ele tem o poder de curar a doença e em sua simplicidade, pode ser usado nos lares… É a sua simplicidade, combinada com todos os seus efeitos de cura, que o torna tão maravilhoso”. Dr. Edward Bach, Os Doze Curadores.
Trate a pessoa e não a doença – “As Ervas curam nossos medos, nossas ansiedades, nossas preocupações, nossas falhas e nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença”. Dr. Edward Bach, Os Doze Curadores.
“A doença, embora aparentemente cruel, nos ajuda a aprender lições que precisamos saber. A doença não é punição. Ela tem finalidade de nos dar uma lição e nunca será erradicada até que a lição seja aprendida. Seu objetivo é trazer de volta o estado original de harmonia entre a personalidade e a alma. O fato de um indivíduo ainda ter vida, indica que há esperança”. Heal Thyself.
Para que servem os Florais de Bach
Os 38 Florais de Bach são 100% naturais, sem contraindicações e visam o tratamento da pessoa, e não da doença em si, promovendo alívio, aumento da paz, da harmonia e da coragem, eliminando as energias negativas e melhorando o estado de ânimo. Eles devem ser utilizados em complemento aos tratamentos médicos tradicionais, e não em sua substituição, principalmente se estiverem sendo administrados sem a supervisão de um terapeuta floral.
Florais de Bach para ansiedade funcionam?
A ansiedade tem feito parte do dia a dia de muitas pessoas, as quais relatam sentir inquietação, preocupação, impaciência, nervosismo, apreensão e tensão, e um estudo utilizou o floral Rescue no intuito de verificar seus efeitos sobre indivíduos ansiosos. A conclusão foi de que o grupo experimental apresentou diminuição significativa da ansiedade.
Em um outro estudo, realizado em 2010 na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, foram verificados os efeitos dos florais Cherry Plum, White Chestnut, Impatiens e Beech em pessoas ansiosas, e o resultado também apontou efeitos positivos na diminuição desse estado, ajudando a estabilizar os pensamentos e emoções.
Os grupos florais
Os Florais de Bach foram separados em grupos conforme abaixo. Cada um descreve um perfil de pessoa, um comportamento, e o floral é indicado para ajudar a modificar aquele perfil. Por exemplo, Cherry Plum seria a pessoa que tem medo de perder o controle físico, mental e emocional, e o floral de mesmo nome é indicado para ajudar no aumento do autocontrole e clarear sentimentos em conflito.
Conheça os grupos florais a seguir:
- Grupo do Medo: Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Aspen e Red Chestnut.
- Grupo da Incerteza e Insegurança: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbean e Wild Oat.
- Grupo de Falta de Interesse no Presente: Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Chestnut Bud e Mustard.
- Grupo de Solidão: Water Violet, Impatiens e Heather.
- Grupo de Hipersensíveis às Influências e Ideias Externas: Agrimony, Centaury, Walnut e Holly.
- Grupo do Desespero: Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak e Crab Apple.
- Grupo de Cuidado Excessivo com os Outros: Chicory, Vervain, Vine, Beech e Rock Water.
Chame a equipe da Farmácia Alquimia no WhatsApp para receber maiores informações e orientações sobre o uso dos Florais de Bach.
Rescue Remedy
floral de emergência produzido com Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Star of Bethlehem e Clematis, indicado basicamente para sofrimentos agudos e emergências, sofrimentos antecipatórios e pode ser utilizado a longo prazo por pessoas com quadros crônicos.
Fontes consultadas: Instituto Bach | Revista Medicina Integrativa | Artigo “Efeito das Essências Florais em Indivíduos Ansiosos”.
Fonte da imagem: Image by Freepik.