Passiflora é um gênero botânico que engloba mais de 500 espécies, sendo a Passiflora incarnata a mais utilizada em infusões, tinturas e fórmulas. Leia este artigo até o final para conhecer os benefícios desse extrato.
BENEFÍCIOS DA PASSIFLORA INCARNATA
O extrato de Passiflora incarnata contém boas quantidades de flavonoides, com diversos efeitos positivos para a saúde, e alcaloides que podem atuar como tranquilizantes. Possui ação ansiolítica sobre o sistema nervoso central, contribuindo para a redução da ansiedade, tensão nervosa e estados de agitação, o que reflete na melhora da qualidade do descanso noturno, sendo indicada nos casos de distúrbios do sono. Também pode ser aliada nos casos de perturbações relacionadas à menopausa, e no alívio de nevralgias.
Confira a seguir alguns benefícios da Passiflora, verificados em estudos:
POSSUI AÇÃO CALMANTE
Estudos indicam que o extrato estimula a liberação de hormônios ligados ao aumento do relaxamento e à sensação de bem-estar, ajudando na redução da ansiedade, do estresse e da insônia.
PODE PREVENIR A DEPRESSÃO
Há indícios de que os componentes da Passiflora, ao aumentarem o relaxamento e a sensação de bem-estar, também podem promover um efeito antidepressivo no organismo.
FAVORECE O AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO
Os efeitos benéficos do extrato em relação ao controle da ansiedade, aumento do relaxamento e melhora da qualidade do sono também refletem na melhora da concentração durante as tarefas diárias.
AJUDA A AFASTAR INFECÇÕES
A Passiflora possui ação antibacteriana, podendo ser uma aliada contra alguns tipos de infecções, como as estomacais, causadas pela bactéria Helicobacter pylori.
CONTROLA A PRESSÃO ARTERIAL
O extrato de passiflora contém harmalas, substâncias capazes de inibir o consumo excessivo de oxigênio pelo cérebro, diminuindo os níveis de circulação e reduzindo a pressão arterial, podendo ser indicada como uma terapia complementar para a hipertensão e alterações cardíacas.
A Passiflora incarnata também possui ação anti-inflamatória e antioxidante, ajuda na neutralização de radicais livres, pode evitar alterações celulares cancerígenas, e vem sendo explorada como alternativa terapêutica nos casos de doença de Parkinson, entre outras finalidades.
COMO USAR A PASSIFLORA
O extrato de Passiflora pode ser utilizado em forma de chá, em cápsulas, ou tintura em gotas. Essas opções normalmente são encontradas em farmácias de manipulação, e um médico ou profissional de saúde habilitado poderá indicar qual é a melhor forma de utilização em cada caso específico.
Faça o seu tratamento com a Farmácia de Manipulação Alquimia. Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp para todas as informações.
EFEITOS COLATERAIS
Um possível efeito colateral da Passiflora em alguns organismos, é a sensação de sonolência excessiva. Em determinados casos pode diminuir a pressão arterial e também os reflexos. Raramente são notados sintomas como náuseas, taquicardia e dores de cabeça.
CONTRAINDICAÇÕES
A Passiflora está contraindicada para pessoas que tenham alergia a algum de seus componentes, grávidas e menores de 12 anos de idade. Não deve ser administrada de forma concomitante a outros medicamentos calmantes, sedativos e anti-histamínicos. Também não deve ser utilizada juntamente com antiplaquetários e anti-inflamatórios não esteroides, ou medicamentos como aspirina, varfarina ou heparina.
PRECAUÇÕES NA HORA DA COMPRA
Apesar de ser uma alternativa natural, segura e com efeitos colaterais reduzidos, é importante consultar um profissional de saúde habilitado para verificar a necessidade do uso do medicamento, e escolher uma farmácia de confiança para a manipulação do produto. Na hora da compra, especialistas alertam sobre a importância de se conferir no rótulo do medicamento o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que comprova a sua qualidade.
Fontes consultadas: Minhavida | Tua Saúde | Veja Saúde | Folha de São Paulo – São Paulo Agora | Portal Viva Bem (uol).
Fonte da imagem: Image by jannoon028 on Freepik.